Terapia floral

Flores são presentes de Deus!


A saúde é nossa herança, nosso direito. É a união completa e plena entre alma, mente e corpo; e este não é um ideal difícil e distante de se alcançar, mas tão fácil e natural que muitos de nós negligenciamos.
Dr. Edward Bach

Os florais de Bach, são essências de flores e plantas que podem ser utilizadas como tratamento complementar contra doenças e desequilíbrios emocionais. Eles não tem efeitos colaterais nem contraindicações, podendo ser utilizados por todas as idades, até mesmo crianças.
A terapia com florais é completamente natural e utiliza ao todo 38 tipos de essências, sendo que cada essência tem uma indicação diferente e pode ser tomada sozinha ou misturada dependendo dos sintomas ou emoções sentidas no momento. 
A palavra chave desse tipo de tratamento é a SIMPLICIDADE. É tratar o doente e não a doença.

O que os florais tratam?
Dr. Bach acreditava que muitas das nossas doenças físicas e dores são reflexos dos nossas emoções e pensamentos em desequilíbrio.

Se não soubermos lidar com nossas emoções ou ficarmos muito focados no lado negativo dos problemas, por exemplo, nosso corpo reage a fim de nos alertar que algo não vai bem, e como resultado ficamos doentes.

As doenças físicas de fundo emocional recebem o nome de doenças psicossomáticas e são doenças que muitas vezes procuramos auxílio médico, fazemos exames esperando encontrar a causa da nossa dor mas nada encontramos.

Vou citar alguns exemplos de estados emocionais e problemas relacionados às nossas emoções que geram alguns desequilíbrios que podem ser sentidos no corpo físico:ansiedade;fobias e síndrome do pânico;tristeza;vazio;ressentimento;depressão;raiva;apatia;insônia e dificuldade para dormir;desânimo e falta de perspectiva na vida;indecisão;culpa;preguiça;falta de confiança;sintomas de TPM e menopausa;mudança de humor repentina;compulsões;stress;tensão;intolerância;irritabilidade, impaciência e explosão;falta de autoconfiança e autoestima;choques emocionais relacionados a perda de um ente querido, por exemplo;sentimento de desencorajamento e falta de esperança frente a desafios;preocupação;pensamentos repetitivos;ciúmes e inveja;birra (no caso das crianças);egocentrismo;possessividade;medos do mais simples até terror/pânico;cansaço físico e mental.

Muitas pessoas não confiam ou por não entenderem como funciona, se tornam céticas quanto aos benefícios dos florais.Porém, desde 1956, a OMS reconhece os florais como tratamento natural e é utilizada em muitos países com grande aceitação, recentemente em nosso país a terapia com florais de Bach passou a fazer parte das terapias integrativas disponibilizadas pelo SUS.


Quem pode tomar?

Indicados para pessoas de todas as idades,plantas e animais,os florais não causam dependência e visam tratar o indivíduo em primeiro lugar, restabelecendo o equilíbrio entre o corpo físico e a alma, de acordo com nossas emoções e a expressão de nossa personalidade.

Por quanto tempo manter o tratamento?
Isso varia de pessoa pra pessoa e o motivo pelo qual se procura um auxílio desse tipo, e até mesmo da perseverança em prosseguir com o tratamento.
Viver uma vida mais leve, lidar com os problemas com mais tranquilidade e tomar decisões mais acertadas depende da nossa capacidade de equilíbrio interno e de como enxergamos as dificuldades, portanto sempre que necessário o florais podes ser utilizados como aliado da nossa saúde, afim de termos mais bem estar físico, mental, emocional e espiritual.

Em que situações os florais são úteis:
- situações  pontuais e emergenciais
Alguns exemplos do dia a dia como: se sentir muito apreensivo pois terá que falar em público; muito ansioso porque terá uma prova muito importante; aflito pois terá que andar de avião e isso causa medo; medo de dirigir, etc.
- estados de espírito e humor
Por exemplo: mulheres que durante a TPM relatam que sentem tristeza e melancolia e nem sabem da onde isso vem; humor variável; cansaço mental e físico devido ao excesso de trabalho ou preocupações; desânimo; pessimismo; sentimento de solidão; impaciência, baixa autoestima.
- emoções enraizadas ("crônicas")
Fobias, ansiedade, pânico e medos que há muitos anos existe; traumas passados que podem ainda ter uma influência sobre nosso comportamento atual ou desenvolvido alguma doença física; baixa autoestima e falta de segurança, raiva, ciúmes, inveja, etc.
- características e personalidade
Timidez, pessoas super protetoras, sonhadores, os fortes que nunca desistem, indecisos, os entusiastas que lutam pelos seus ideais, os autoritários, os perfeccionistas, os ranzinzas, os medrosos, etc.

Floral é terapia complementar e não alternativa, por isso, descontinuar um tratamento médico, psicológico ou com outros profissionais da saúde e substituir pelo uso dos florais não é recomendado e nem necessário, o recomendado é incluir os florais para ajudar ainda mais o processo de cura.

Um comentário:

  1. Estou tomando e tendo ótimos resultados no tratamento da agressividade e tendo mais foco nas atividades.

    ResponderExcluir